Dizer "não" pode ser uma tarefa difícil para muitas pessoas. É comum sentir-se tolerar a aceitação, convites ou favores que não queremos ou não podemos realizar. No entanto, é importante aprender a dizer não de forma assertiva e respeitosa para preservar nossos limites e evitar sobrecargas desnecessárias.
Uma maneira eficaz de dizer não é ser claro e direto, sem desculpas ou justificativas excessivas. Por exemplo, se alguém lhe pede para fazer algo que você não quer fazer, você pode simplesmente dizer: "Desculpe, mas não posso fazer isso agora". É importante lembrar que você não precisa se sentir culpado por dizer não e que é possível fazê-lo sem ofender a outra pessoa.
Além disso, é importante lembrar que dizer não também pode ser uma forma de cuidar de si mesmo. Negar convites ou convites que não são importantes para nós pode liberar tempo e energia para atividades que nos fazem bem ou para cumprir compromissos mais relevantes. É preciso ter em mente que, ao dizer não, estamos fazendo uma escolha saudável para nós mesmos.
Por fim, é importante reconhecer que dizer não não é fácil e que pode levar tempo e prática para aprender a fazê-lo de forma assertiva e respeitosa. No entanto, é uma habilidade valiosa que pode trazer benefícios para nossa saúde mental e emocional.
Referências bibliográficas:
FALCONE, Sam. 5 formas de dizer “não” sem ofender as pessoas. Exame, 2017. Disponível em: https://exame.com/carreira/5-formas-de-dizer-nao-sem-ofender-as-pessoas/ . Acesso em: 04 abr. 2023.
GORDON, Tomás. Como dizer não sem sentir-se culpado: e aumentar a sua capacidade de ação. Rio de Janeiro: Sextante, 2012.
STRAUSS, Susana. Como dizer “não” sem sentir-se culpado. Harvard Business Review, 2018. Disponível em: https://hbrbr.uol.com.br/como-dizer-nao-sem-sentir-se-culpado/ . Acesso em: 04 abr. 2023.
Comentários
Postar um comentário